fbpx

A metodologia SCRUM foi criada para aumentar a produtividade das empresas, otimizando demandas conforme o planejamento traçado. Ela funciona de forma ágil e transparente, é acessível a todos os colaboradores, pode ser aplicada a qualquer campo de atuação e permite ajustes pontuais ao longo de seu desenvolvimento.

Ela pode ser utilizada para melhorar o cumprimento de prazos, evitar retrabalhos e orientar colaboradores quanto ao desenvolvimento de projetos, para que eventuais problemas sejam resolvidos de forma efetiva.

Como organizar o SCRUM?

A equipe de SCRUM é formada basicamente por 3 pilares que atuam de forma flexível e independente.

SCRUM Master

É o responsável por estimular e motivar a equipe à conquista dos resultados. Atua como um facilitador de projetos, garantindo os meios ideais para seu desenvolvimento.

Product Owner

É o profissional que possui todo o conhecimento sobre o projeto e, por isso, está mais preparado para estabelecer prioridades e corrigir rotas de modo a obter os resultados desejados.

SCRUM Team

É a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto em si, podendo atuar em diferentes áreas ou papéis para concluir os objetivos no prazo determinado.

Como implementar a metodologia na empresa?

Cada fase do SCRUM é intercalada por períodos de sprint, que basicamente são ciclos de desenvolvimento do projeto.

Product Backlog

O ponto de partida. Trata-se da relação de itens que devem constar para entregar as funcionalidades desejadas do projeto, os requisitos do cliente ao produto final.

Sprint Planning

Uma reunião para aperfeiçoar os pontos principais do projeto, onde o Product Owner estabelece as funcionalidades e diretrizes prioritárias à equipe.

Sprint Backlog

Uma reunião para aperfeiçoar os pontos principais do projeto, onde o Product Owner estabelece as funcionalidades e diretrizes prioritárias à equipe.

Sprint

É a produção do projeto, com todo um ciclo de desenvolvimento dividido em etapas, com prazos determinados para sua conclusão.