fbpx

Existem coisas tão básicas para o convívio social, e esquecidas devido à correria do dia a dia, que merecem uma visão mais aprofundada para praticá-las. É o caso da empatia. 

Empatia nada mais é do que se colocar no lugar dos outros. É ter a razão para analisar suas emoções. Tentar pensar como outro, entender suas reações, impulsos, comportamentos, sentir suas necessidades. Ao transferirmos esse exercício para o ambiente corporativo, ele se transforma em uma ferramenta fundamental para o sucesso dos negócios. 

A ciência explica a empatia como um comportamento que contagia as outras pessoas através dos chamados neurônios-espelho, que agem e reagem mediante a determinados estímulos como a alegria e a tristeza, ou seja, há um processo em que o indivíduo acaba se identificando com os sentimentos do outro, próximo a ele. 

O poder da Empatia

O poder da empatia é justamente o de descobrir gostos diferentes, essas sensações e experiências com base no convívio com outras pessoas, abrindo a mente para novas perspectivas e formas de compreensão de comportamentos alheios. 

Sabe aquela expressão “tem gosto pra tudo”? Através da empatia você conseguirá compreender melhor quais são esses gostos e traçar um planejamento para oferecer ao seu cliente aquilo que ele mais precisa. 

Conhecer o outro por meio da empatia é um excelente exercício de inteligência emocional. E, fazendo isso, os ganhos em confiança ficam em evidência para novas estratégias de comunicação.

Exercite o seu poder de empatia.