Energia, foco e determinação para novas ideias. O Hackaton é uma maratona de programação que reúne hackers com o objetivo de explorar a informação para desenvolver e, até mesmo, divulgar novos projetos.

Não há dúvidas de que o Hackaton seja uma prática bastante interessante para o fomento de uma cultura de inovação dentro das empresas, mas é necessário que ele siga algumas orientações básicas.

A primeira delas é que a modalidade possua uma proposta clara e objetiva, ou seja, quais são os desafios a serem vencidos pela empresa através dessa maratona de programação e o tempo disponível para completá-los. Importante, também, é que seus participantes estejam já inseridos no contexto apresentado, a fim de otimizar seus esforços rumo à solução dos problemas.

Separe um ambiente adequado ao evento, que estimule o trabalho dos competidores. Escolha uma sala ampla e confortável, com toda a estrutura necessária de rede, além de espaços para pequenas refeições saudáveis, café e hidratação.

A distribuição de brindes e camisetas do evento para as equipes pode ser um diferencial, dando maior visibilidade ao Hackaton em sua empresa.  

Atraia participantes com prêmios relevantes, por exemplo viagens ou valor monetário, elevando o grau de competitividade.

E, o mais importante. Permita que os protótipos apresentados obtenham o feedback de pessoas influentes dentro da empresa e sejam aperfeiçoados com o tempo.