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Para fortalecer a cultura de inovação dentro da empresa recomendamos que sejam realizadas oficinas de inovação, reuniões periódicas com a finalidade de tornar a questão sempre presente na pauta organizacional.

Esses encontros devem abordar basicamente 4 pilares: tempo, investimento, responsáveis e resultados.

TEMPO

“Em quanto tempo conseguiremos partir de um ponto A para um ponto B?” Aqui serão discutidas as formas de se agilizar ou realizar um determinado processo de busca por soluções, se será necessária a ajuda de uma consultoria externa ou se a empresa possui a estrutura e pessoas necessárias para viabilizar internamente.

RESPONSÁVEIS

“Quais são os critérios e quem escolherá os projetos com base no planejamento estratégico?” Embora as oficinas de inovação sejam uma atividade de cunho colaborativa, em que representantes de diversas áreas podem dar sua contribuição, há que se ressaltar a necessidade de responsáveis pela escolha dos projetos a serem desenvolvidos com base nas necessidades prioritárias. Assim os encontros tendem a ser mais produtivos, com a participação de todos.

INVESTIMENTO

“Qual o nível de esforços disponível para a viabilidade do projeto?” Aqui temos o orçamento propriamente dito, a distribuição estratégica de recursos para os projetos de inovação. O grau de alocação desses recursos dependerá de quão forte for a cultura de inovação dentro da empresa, se ela é capaz de envolver áreas diversas ou se enfrenta resistência. Uma apresentação mais detalhada sobre custos e retorno do investimento poderá favorecer a capilarização dessa cultura.

RESULTADOS

“Quais as métricas/parâmetros utilizados de avaliação?” Quanto maior a imersão nas necessidades do projeto, maior a assertividade de suas soluções. A partir do entendimento total da demanda e objetivos, a oficina de inovação terá condições de avaliar melhor os resultados daquilo que foi ou está sendo desenvolvido.