Como se diferenciar em mercados tão competitivos em um ambiente completamente digital?
Antes do digital, uma boa maneira de avaliar e comparar produtos ou serviços era na base do boca a boca. Descobrir os principais atributos através de recomendações de pessoas próximas tornava-se um importante decisor de compra.
Hoje os tempos são outros. Época em que compartilhamos nossos gostos e ideias em tudo quanto é rede social, criando-se engajamento e estimulando a opinião de outros usuários. Nasce, então, um conjunto poderoso de dados para análise que, uma vez inseridos no contexto de plataformas de tecnologia, alimentam os chamados mecanismos de recomendação.
Os mecanismos de recomendação são importantes recursos para reter clientes por mais tempo em sua plataforma digital. Para uma melhor performance, eles podem utilizar a filtragem colaborativa de dados, ou seja, previsões baseadas no feedback ou histórico dos usuários, ou basearem-se nos atributos e comparativos do produto. Se utilizados de forma combinada, acabam por potencializar sua eficácia.
Além dessas dicas, você pode também extrair o melhor de seu mecanismo de recomendação através de 4 passos:
1. Dados, dados e mais dados
Colete o máximo de dados que conseguir. Aqui entram os feedbacks, avaliações, críticas, likes, sugestões. Lembre-se que quanto mais informação a respeito de comportamento e hábitos do usuário, melhores serão os resultados de sua análise.